Timão venceu os últimos cinco jogos que fez contra o Bahia na Neo Química Arena

Timão venceu os últimos cinco jogos que fez contra o Bahia na Neo Química Arena
Divulgação

A fim de confirmar de vez a permanência no Campeonato Brasileiro, o Corinthians recebe o Bahia, na noite desta sexta-feira (24), na Neo Química Arena. Em busca da segunda vitória consecutiva, o Timão conta com retrospecto positivo jogando dentro de casa contra o rival baiano.

A equipe do Parque São Jorge venceu todos os últimos cinco confrontos diante do Esquadrão de Aço em Itaquera. No período, são 13 gols marcados e cinco sofridos. Os encontros foram válidos pelas edições de 2017 a 2021 do Brasileirão.

O jogo mais antigo do recorte foi no ano da última conquista nacional do Corinthians. Em junho de 2017, o Alvinegro bateu o Bahia por 3 a 0, com gols marcados por Jô, Balbuena e Marquinhos Gabriel. Na temporada seguinte, em outubro, o placar foi 2 a 1. Ídolo corintiano, Danilo marcou os tentos da equipe, enquanto Clayton diminuiu de pênalti para os visitantes.

Já em 2019, Corinthians e Bahia duelaram na Neo Química Arena, em setembro, e os paulistas saíram vencedores por 2 a 1. Vágner Love (de pênalti) e Clayson marcaram para os donos da casa. Gilberto, também em uma penalidade máxima, descontou.

Mano já esteve do outro lado do duelo entre Corinthians e Bahia

O encontro de 2020 possui uma curiosidade. Na ocasião, o Esquadrão de Aço era treinado por Mano Menezes, que hoje comanda o time alvinegro. O técnico, porém, também não conseguiu quebrar o tabu dos nordestinos e foi derrotado por 3 a 2. Otero, Roni e Gil foram às redes pelo lado corintiano, enquanto Nino Paraíba e Matheus Saldanha anotaram os tentos tricolores.

Por fim, o último embate entre Timão e Bahia no estádio aconteceu em outubro de 2021 — o clube baiano disputou a Série B do Brasileiro na temporada passada. Com gols de Róger Guedes (pênalti), Cantillo e Jô, o Alvinegro triunfou por 3 a 1. O centroavante Gilberto, em uma penalidade máxima, diminuiu.

A última vez que um duelo entre os clubes na capital paulista não terminou com vitória alvinegra foi em 2014, ano de inauguração da então Arena Corinthians. Na ocasião, os times se enfrentaram nona casa corintiana e a partida terminou empatada por 1 a 1. Já a derrota mais recente do Timão em casa aconteceu em 2008, ou seja, há 15 anos.

Para ampliar o ótimo retrospecto recente como mandante no confronto, o Corinthians encara o Bahia, às 21 horas desta sexta-feira (24), na Neo Química Arena. A partida é válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com 44 pontos somados, o Alvinegro ocupa a 11ª colocação do Nacional. Já o Esquadrão de Aço ocupa a 17ª posição — a primeira dentro do Z4 —, com 38 unidades.

Informações Gazeta Esportiva