Luxemburgo passou por entrevista e teve apoio de Renato Augusto

Luxemburgo passou por entrevista e teve apoio de Renato Augusto
Agência Corinthians

Para ser contratado como novo treinador do Corinthians, Vanderlei Luxemburgo passou por uma espécie de "entrevista de emprego" para esclarecer à diretoria quais são suas pretensões no futebol após tantos anos de carreira. O comandante estava sem clube desde 2021, quando deixou o Cruzeiro.

A conversa, por telefone, foi com o gerente de futebol Alessandro Nunes, inicialmente indeciso sobre a contratação. Mas ele gostou do que ouviu e passou as informações ao presidente Duilio Monteiro Alves, responsável por concluir negócio na manhã da última segunda-feira.

Desde que o nome de Luxemburgo surgiu nos bastidores, foi notado por intermediários que o experiente comandante de 70 anos está muito interessado no projeto alvinegro. Assim, o presidente entrou no cenário só quando teve a certeza de que era mesmo Luxa o nome certo.

Na conversa inicial, com Alessandro, que aconteceu no dia seguinte à derrota por 2 a 1 no Dérbi com o Palmeiras, no Allianz Parque, Luxemburgo ouviu de forma franca que o Timão estava buscando e analisando opções e de que não era, por ora, o nome de consenso.

O tom positivo da conversa, a escassez de opções e a certeza de que o Luxa tem o perfil desejado em quesito de personalidade para motivar e cobrar o elenco na medida certa fizeram com que o negócio avançasse de forma rápida a ponto de se concretizar na última segunda.

Luxemburgo não só chegou rápido ao CT Joaquim Grava para comandar o treinamento da segunda, como também já estará à frente do banco de reservas nesta terça-feira, no jogo pela terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores, contra o Independiente Del Valle, na Neo Química Arena.

Dedo do craque

Operado no último dia 11 por conta de uma lesão no menisco do joelho direito e fora de combate desde o dia 8 de abril, o meia Renato Augusto ajudou a diretoria a buscar informações sobre Vanderlei Luxemburgo e seus últimos trabalhos.

O meia também ouviu da cúpula de futebol todas as razões pelas quais o profissional foi escolhido e concordou que seria, sim, neste momento uma boa opção para o cargo, dando uma espécie de aval, já que é um dos líderes do elenco e o craque do time.

Nos últimos anos, Luxa teve duas passagens pelo Vasco da Gama. Também treinou o Palmeiras, em 2020, quando foi campeão paulista em cima do Corinthians antes de Abel Ferreira assumir o rival, e teve como último trabalho o Cruzeiro, em 2021.

Luxa deixou a Raposa ao ser desligado para "adequações orçamentárias", segundo nota oficial divulgada pela clube à época. Ele foi responsável pela melhora da equipe na Série B, mas não conseguiu o acesso e não fez parte da SAF administrada por Ronaldo Fenômeno.

Fonte: ge