Luxemburgo nega rótulo de ser contra modernidade e fala de trabalho no Timão

Luxemburgo nega rótulo de ser contra modernidade e fala de trabalho no Timão
Marcelo Braga

O técnico Vanderlei Luxemburgo foi apresentado oficialmente pelo Corinthians na manhã desta sexta-feira, no CT Dr. Joaquim Grava. O treinador negou o rótulo de ser contra a modernidade no futebol e reforçou que está trabalhando diariamente para melhorar a performance do Timão, negando qualquer passividade.

"Tenho o mesmo pensamento quanto a isso (modernidade no futebol). Muita das coisas de hoje eu trouxe para o futebol. Se hoje são modernas, vejo que fiz parte da vanguarda. O que mudou no futebol brasileiro? Termologia? Ela é moderna? Aqui acharam que tinha que ser mudada, mas em vários países não. Sei todos os nomes, mas não quero perder a essência do futebol brasileiro. Qual a diferença tática dos tempo atrás de hoje? Nenhuma. A modernidade está na estrutura, todos os clubes têm hoje. O atleta se prepara melhor em campo. A mudança está na ocupação de espaço, independentemente da parte tática. Eu não brigo com a modernidade, eu trouxe ela para o futebol. Esse contato com a imprensa é algo saudável. Sou adepto à isso, as pessoas acham que adquiri experiência e significa que eu acabei", comentou Vanderlei.

"Muita gente fala que tenho que me atualizar. Estou buscando isso, não tenha dúvida. Vou olhar para o futebol com um olhar de quem sempre se modernizou, buscou coisas novas. Essa discussão é eterna no futebol. O Brasil foi campeão do mundo com a nossa essência. Nós desequilibramos os europeus com nossa essência. Perdemos nossa diferença para ganhar deles. Onde a modernidade reside? Na categoria de base? Se preocupar só com a parte tática? Jogador é empírico, ele coloca sua habilidade sobre a parte tática. O que nós evoluímos é a parte física, fica melhor preparado para executar a parte tática. É a discussão que eu venho tendo no futebol", complementou.

Luxemburgo deixou claro que vem trabalhando arduamente no CT para se ambientar ao clube e que vem conversando com a cúpula de futebol para chegar a soluções.

"Temos conversado diariamente com a comissão técnica e diretoria sobre aquilo que será feito. Nisso você engloba tudo. Não vou te falar. É um trabalho que cabe a nós analisarmos. O que tem que ser feito, será feito. Não seremos passivos, vamos analisar. Teremos autonomia na parte técnica, aquilo que funciona. Não terá passividade. vamos trabalhar muito para poder alcançarmos nossos objetivos", finalizou.

O período ainda é de testes no CT do Corinthians e Luxa deve esboçar uma equipe titular nesta sexta-feira, já de olho no compromisso contra o Fortaleza, na próxima segunda. O confronto na Neo Química Arena é válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.