Luxa chega a 70 jogos na Libertadores, torneio que falta em sua galeria

Luxa chega a 70 jogos na Libertadores, torneio que falta em sua galeria
Marcos Ribolli

Nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), o técnico Vanderlei Luxemburgo completa a marca de 70 partidas disputadas na Conmebol Libertadores, torneio que ainda falta na sua galeria de títulos. O jogo será em Quito, diante do Independiente del Valle, pela quinta rodada da fase de grupos.

E tem peso de ouro para o Corinthians, que ocupa a terceira posição do Grupo E e precisa da vitória para levar a definição da chave para a última rodada. Para Luxa, será o terceiro pelo Timão. Até aqui, perdeu para o mesmo Del Valle por 2 a 1 em casa e ficou no 0 a 0 com o Argentinos Juniors, fora.

Pentacampeão brasileiro, Luxa, ao todo, participou de nove edições de Libertadores.

De 1991 para cá, esteve à frente de Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Santos, Grêmio e Corinthians. Na edição de 2004, ocorreu algo curioso: ele comandou a Raposa em três partidas e depois finalizou a fase de grupos à frente do Santos, em outros três duelos.

Foi com o Santos, aliás, que Luxa chegou mais perto do título. Em 2007, levou o Peixe até a semifinal. No primeiro jogo, perdeu para o Grêmio por 2 a 0 em Porto Alegre. Na volta, venceu por 3 a 1, mas o gol fora de casa era critério de desempate e eliminou a equipe santista naquela ocasião.

Mais recentemente, Luxa participou de uma campanha de título, já que ficou à frente do Palmeiras por cinco jogos em 2020. Demitido, viu o português Abel Ferreira levar o rival ao título. Na ocasião, Abel fez questão de lembrar a participação de Luxemburgo na campanha vitoriosa.

Luxa, então no Vasco, deu os méritos ao português:

– Agradeço o elogio do Abel, mas quem ganhou foi ele. A minha ajuda foi até aquele momento, deixei o Palmeiras líder geral, isso foi importante para a sequência de jogos. Só não consigo entender que dizem que Luxemburgo saiu porque não conseguiria melhorar.

– A gente estava sem quatro jogadores com a Seleção, outros com Covid, e os meninos não estavam prontos. Mas a opção do dirigente foi me mandar embora. Mas a gente entende, futebol é assim. Não tinha como ele ter uma varinha de condão que mostraria que eu conseguiria melhorar ou não. Pela minha história, sim, né? – declarou.

Os 69 jogos de Luxa na Liberta:

1991- Flamengo - 10 jogos- caiu nas quartas;
1994- Palmeiras 8 jogos- caiu nas oitavas;
2004- Cruzeiro - 3 jogos na fase de grupos;
2004- Santos- 3 jogos na fase de grupos;
2007- Santos- 14 jogos- caiu na semifinal;
2009- Palmeiras - 12 jogos- caiu nas quartas;
2012- Flamengo - 2 jogos na pré;
2013- Grêmio - 10 jogos- eliminado nas oitavas;
2020- Palmeiras- 5 jogos na fase de grupos
2023- Corinthians- 2 jogos na fase de grupos

Fonte: ge