Corinthians prepara reformulação no elenco até o fim da temporada

Corinthians prepara reformulação no elenco até o fim da temporada
Agência Corinthians

Apesar de ainda faltar cerca de dois meses para o fim da temporada, o torcedor do Corinthians já está com a cabeça em 2024. O clube amargou eliminações durante o ano, acumulou trocas no comando técnico e agora disputa o Campeonato Brasileiro com a missão de se afastar da zona de rebaixamento — a 11 pontos do G-6 faltando 12 rodadas, as chances de vaga na Copa Libertadores estão praticamente descartadas.

Às vésperas da eleição para o novo presidente, o elenco vive indefinições por renovação e uma "barca" de jogadores deve zarpar do Parque São Jorge ao fim de 2023, com medalhões possivelmente dando adeus ao Corinthians.

O Corinthians tem dez jogadores cujo vínculo se encerra em dezembro. São eles: Fabio Santos, Gil, Giuliano, Paulinho, Renato Augusto, Luan, Maycon, Bruno Méndez, Ruan Oliveira e Cantillo. Apenas os quatro últimos entre os atletas citados não têm 30 anos ou mais. A tendência é que alguns medalhões deixem o clube para possibilitar a reformulação do elenco, considerado envelhecido e com jogadores com salários não condizentes com o seu retorno esportivo. O atacante Pedro, negociado com o Zenit-RUS por 9 milhões de euros (R$ 46,7 milhões), dá adeus ao time em fevereiro, quando completará 18 anos.

Quem já adiantou o adeus também foi o lateral-esquerdo Fábio Santos. Após a derrota por 2 a 0 para o Fortaleza na semifinal da Copa Sul-Americana, o experiente jogador de 38 anos afirmou que vai pendurar as chuteiras ao fim da temporada. O atleta alternou entre ser titular e reserva ao longo do ano, perdendo a vaga em diversas ocasiões para Matheus Bidu.

Criticado pela torcida, Fábio Santos falhou nos dois gols que arruinaram os planos de o Corinthians ganhar ao menos o título da Sul-Americana em 2023. Pelo clube, o lateral conquistou dois títulos do Campeonato Brasileiro (2011 e 2015), a Libertadores de 2012, o Mundial da Fifa, no mesmo ano, o Paulistão 2013 e a Recopa Sul-Americana, ambos em 2013.

Titular durante quase toda a temporada, Gil não é unanimidade entre os torcedores. O rendimento questionável do zagueiro de 36 anos, campeão brasileiro (2015), paulista (2013) e da Recopa (2013), deve guiá-lo para longe do Parque São Jorge. Para a posição, a diretoria contratou Lucas Veríssimo por empréstimo até julho do próximo ano e também conta com Caetano, que ganhou minutos na equipe neste ano após sequência de empréstimos. Murillo, alçado ao time principal por Vanderlei Luxemburgo, já aproveita a chances na Inglaterra após ser vendido ao Nottingham Forest por R$ 64 milhões.

Os volantes Giuliano e Paulinho, de 33 anos e 35, respectivamente, também têm mais possibilidades de sair do que de ficar. Enquanto o primeiro não agradou nas oportunidades no time titular, o segundo rompeu o ligamento do joelho esquerdo, o mesmo lesionado no ano passado, e disse adeus à temporada em maio. Como a lei obriga o clube a dar suporte durante toda a recuperação de um atleta que sofre acidente de trabalho, a diretoria pode ser obrigada a renovar com Paulinho por mais alguns meses após dezembro. Porém, o convívio no departamento médico e a idade avançada pesam contra a hipótese de um vínculo extenso.

Ruan Oliveira, de 23 anos, está em baixa e corre risco de também não ficar com Mano Menezes. O meia pertence ao Metropolitano, de Santa Catarina, e, inicialmente, estava emprestado até junho, mas as boas partidas fizeram a diretoria estender o vínculo até dezembro. O atleta, porém, sumiu nas últimas partidas e, por escolha de Mano, não viajou sequer para enfrentar o Fortaleza na Sul-Americana.

Cantillo, que completa 30 na próxima semana, chegou a ganhar oportunidade no clássico com o São Paulo, vencida pelo time tricolor por 2 a 1, mas os poucos minutos em 2023 não devem ser suficientes para convencer a diretoria da sua renovação.

O único atleta que estava em reta final de contrato e já renovou com o Corinthians foi o atacante Gustavo Mosquito, que fechou acordo por mais três anos. Existe a expectativa pela renovação de Renato Augusto, considerado o melhor jogador do time. Neste caso, a idade avançada (35 anos) e o acúmulo de lesões devem ser relevados. Maycon também tem chances de ganhar um novo contrato pela diretoria, acreditar que Mano pode recuperar o futebol do volante de 26 anos.

Um dos destaques de 2023, o uruguaio Bruno Méndez é outro que não deve ficar. Zagueiro de origem, o jogador acumula convocações para a seleção do seu país e desempenhou bom papel até mesmo improvisado na lateral-direita. Valorizado, teve promessa de renovação em junho, mas o acordo acabou não acontecendo. Um final feliz que parecia óbvio, agora está em xeque, uma vez que o zagueiro entrou na mira do Flamengo e do Internacional, seu antigo clube.

Informações Estadão