Renato Augusto segue plano de Mano, joga mais vezes e tem sequência inédita no ano

Renato Augusto segue plano de Mano, joga mais vezes e tem sequência inédita no ano
Divulgação

Renato Augusto vive uma nova fase com Mano Menezes no Corinthians. Em uma temporada marcada pelo cuidado com as condições físicas, ele joga a décima partida seguida neste domingo, contra o Santos, na Neo Química Arena, pela 30ª rodada do Brasileirão.

É algo inédito nesta temporada e o dobro da maior sequência que o meio-campista já teve (cinco jogos). A série atual segue o planejamento de Mano, que chegou ao Corinthians prometendo Renato Augusto em campo mais vezes.

– Um grande jogador, diferenciado, tem que jogar o maior número de vezes possível. Senão a equipe sente quando ele não está. Vamos administrar (o Renato), talvez poupar durante os jogos para ele não ficar ausente em outros – disse o treinador logo na entrevista de apresentação.

Tem sido exatamente assim. Renato é um dos quatro jogadores do Corinthians que estiveram em campo nos seis jogos com Mano – Cássio, Gil e Giuliano são os outros. Só uma partida foi completa, contra o Fortaleza na Sul-Americana, mesmo assim o meia é o sexto do elenco com mais minutos em campo (406 minutos, média de 67 por jogo).

Antes da sequência atual, Renato Augusto havia tido três séries de cinco jogos. Foram duas no Paulistão e mais uma em junho, quando sofreu uma lesão muscular depois de forçar a recuperação de uma lesão no joelho. Deste episódio em diante, o meia foi poupado de cinco partidas e virou motivo de disputa entre Luxemburgo e o fisioterapeuta Bruno Mazziotti.

Ao todo, Renato Augusto jogou 37 partidas nesta temporada e foi desfalque em outras 27, por lesão ou sendo poupado. O último incômodo que sentiu foi no jogo contra o Flamengo, em que saiu no intervalo, mas se recuperou seguindo um cronograma específico de treinos durante a Data Fifa.

– Quando chegamos aqui da outra vez, Renato vivia situação parecida, tinha terminado a temporada (de 2013) com poucos jogos. E nas duas temporadas seguintes foi muito participativo e importante, como agora. Vamos pensar nisso para ele e para todos. Precisamos de mais gente para assumir a responsabilidade – disse Mano quando chegou.

O camisa 8 deve ser titular do Corinthians no clássico contra o Santos, às 18h30 deste domingo. O jogo na Neo Química Arena vale pela 30ª rodada e é um confronto direto na luta contra o rebaixamento no Brasileirão.

Informações ge