Renato Augusto é aplaudido em reencontro com o Corinthians: "Não tive despedida"

Renato Augusto é aplaudido em reencontro com o Corinthians:
Marcos Ribolli

O jogo entre Fluminense e Corinthians deste domingo, pelo Campeonato Brasileiro, marcou o reencontro da torcida corinthiana com Renato Augusto, que é ídolo do clube paulista. Aplaudido desde o momento em que subiu ao gramado para iniciar o aquecimento no novo clube, o meia deu entrevista na saída da Neo Química Arena, após a derrota do Tricolor por 3 a 0, e citou o carinho recebido pelos torcedores do ex-clube.

- É difícil até falar um pouco porque foi uma vida aqui dentro, né. Eu não tive uma despedida, de poder realmente me despedir do torcedor e receber o carinho. Desde que eu cheguei aqui até a hora que acabou o jogo mostra que o que eu fiz nesses anos ficou marcado pro torcedor, ficou marcado pra mim. Essas coisas que na verdade a gente leva no futebol, né? Às vezes a gente pensa só nos resultados e são coisas assim que acabam gravadas mesmo na sua memória. Então foi especial para mim receber esse carinho e fico feliz por ter feito uma trajetória muito linda dentro do clube.

Renato Augusto iniciou a partida no banco e entrou no segundo tempo, no lugar de Ganso. O meia foi reverenciado nas arquibancadas.

- É emocionante (ser aplaudido), mas ao mesmo tempo você tem que estar concentrado no jogo. Como eu falei, uma vida aqui dentro de conquistas e momentos também difíceis, e conseguir escrever uma história bonita dentro de um clube como o Corinthians, ter o reconhecimento do torcedor, reconhecimento dos amigos que ainda estão, então foi uma coisa que eu vou guardar com carinho, com certeza.

Renato Augusto chamou a atenção na partida também por estar com o nome grafado de forma errada na camisa. Estava escrito "R. Agusto".

Ao comentar a derrota do Fluminense, Renato Augusto lamentou as ausências da equipe por lesões e afirmou que espera que o time possa aprender com os erros para voltar a vencer.

- A gente sabia que a gente estava com dois dias a menos de descanso, num jogo desgastante que foi no Paraguai, perdemos dois jogadores importantes, o Samuel sentiu um negócio no pé, o André no joelho. Então, o time, claro, quando você perde o André você acaba perdendo um pouquinho, mas você tem que usar isso como aprendizado para a gente poder crescer nesses jogos, subir na tabela do Brasileiro e classificar na Libertadores.

Renato passou duas vezes pelo Corinthians. A primeira delas, entre 2013 e 2015, rendeu três conquistas: o Paulistão e a Recopa Sul-Americana de 2013, além do Campeonato Brasileiro de 2015. Ele retornou em 2021, após uma longa passagem pelo futebol chinês, e ficou até o fim de 2023.

O meia tinha a intenção de renovar com o time paulista, mas não fazia mais parte dos planos. No mercado, acertou com o Fluminense em dezembro. Ao todo, Renato Augusto disputou 12 jogos pelo Flu. A atuação mais marcante até aqui aconteceu na final da Recopa Sul-Americana, contra a LDU, quando sofreu o pênalti que garantiu o título ao Tricolor.

Renato Augusto terminou 2023 com 45 partidas, seis gols e dez assistências, liderando o ranking de passes para gol da equipe paulista. Ao todo, somando números das duas passagens, Renato acumulou 243 partidas pelo Timão, com 30 gols marcados.

O meio-campista viveu seu momento de maior protagonismo no Corinthians na conquista do Brasileirão de 2015, quando foi eleito o craque do torneio. Na primeira passagem, foram 127 jogos e 15 gols. Na segunda, desde julho de 2021, 116 jogos e mais 15 gols.

Informações ge