Ramón Díaz traça plano para fortalecer elenco do Corinthians em maratona

Ramón Díaz traça plano para fortalecer elenco do Corinthians em maratona
Agência Corinthians

O Corinthians terá uma intensa agenda de jogos nas próximas semanas. Na disputa de três competições simultaneamente, o plano do técnico Ramón Díaz é evitar ao máximo poupar jogadores que são considerados titulares absolutos.

A estratégia do treinador passa por um maior tempo de recuperação nos pós-jogos. E isso tem impactado diretamente na rotina diária de treinos técnicos e táticos, cada vez com menor frequência e intensidade.

Os preparativos para os jogos contra Atlético-MG e Grêmio, válidos pelo Brasileirão e Copa do Brasil, respectivamente, tiveram um dia a mais de descanso para os jogadores que atuaram ao menos 45 minutos em cada uma das partidas. O foco é em evitar a exaustão física e o aumento da possibilidade de lesões musculares.

No material enviado pelo Corinthians relatando as atividades realizadas no CT, a comissão técnica definiu trabalhos regenerativos e de recuperação para os atletas titulares nos dias de preparação entre as partidas. Os reservas e jogadores que atuaram menos de 45 minutos seguiram cronograma de treinos no campo.

Mesmo fazendo a gestão de força nos treinamentos, Ramón Díaz tem sofrido com pequenos problemas de desgaste, até em jogadores que não têm atuado com frequência. Pedro Raul, por exemplo, ficou fora contra o Grêmio por dores no tendão do joelho, enquanto Igor Coronado, que ficou no banco de reservas, tem sofrido com dores na coxa esquerda.

Ramón Díaz evita falar em rodar o elenco mesmo em meio ao grande número de partidas em sequência, mas admite que em determinado momento isso será inevitável. Yuri Alberto, que passou por cirurgia para retirada da vesícula, será desfalque nos próximos jogos.

– Preparar uma equipe, quando você joga domingo e quarta, domingo ou sábado e quarta, não tem muito tempo para fazer táticos. Então, aí é mais a parte de análise, de mostrar imagens, de falar muito na reunião. Então tentamos fazer que o time trate de entender o posicionamento que a gente pretende.

– Na rotação não estamos em uma situação limite. Quem estiver melhor, vai jogar. Gostaria muito falar que este jogo [contra o Juventude] não é importante, mas nós chegamos aqui e vamos fazer tudo até o final. Tomara que não tenhamos desfalques, que não tenham dores musculares. Mas a rotação vai existir, mas não tão grande – explicou Ramón Díaz.

Nas disputas do Brasileirão, Copa do Brasil e Conmebol Sul-Americana, o Corinthians entrará em campo nove vezes em 27 dias (veja abaixo a agenda completa).

No domingo, às 16h (de Brasília), o Timão recebe o Juventude, na Neo Química Arena, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Informações ge