Polícia em campo, quatro expulsos e 22 minutos de acréscimo: jogo tem fim caótico

Polícia em campo, quatro expulsos e 22 minutos de acréscimo: jogo tem fim caótico
AFP

A classificação do Corinthians para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, com vitória por 2 a 1 sobre o Universitario, no Peru, teve um final caótico, com confusão generalizada nos minutos finais da partida no Estádio Monumental.

Houve polícia em campo, troca de empurrões, quatro jogadores expulsos e 22 minutos de acréscimo.

Tudo começou após o segundo gol do Corinthians, anotado por Ryan aos 46 da etapa final. Na comemoração, o jogador tirou a camisa e a mostrou em direção à torcida rival, o que pareceu irritar alguns atletas do Universitario.

Imediatamente, uma confusão se instalou, com atletas peruanos partindo para a briga. Os corintianos tentaram acalmar os rivais e foram acuados para a beira do campo. Seguranças do clube tentaram interceder.

Na sequência, policiais entraram em campo e alguns deles chegaram a ser empurrados por jogadores do Universitario.

Enquanto isso, copos e outros objetos foram atirados em campo, na direção onde estavam os corintianos.

Após alguns minutos, a situação se acalmou, os policiais criaram um corredor de proteção com os escudos e os jogadores brasileiros voltaram a campo.

Neste momento, o árbitro Wilmar Roldán expulsou dois atletas de cada lado: Ryan e Matheus Araújo, do Corinthians, e Calcaterra e Di Benedetto, do Universitario.

A partida foi retomada após longa espera e foi disputada até os 77 minutos.

A origem da tensão

Antes mesmo da bola rolar já se temia um clima bélico no estádio. Na véspera, o Corinthians enviou um ofício à Conmebol pedindo reforço na segurança. Já no dia da partida, autoridades recomendaram que a delegação alvinegra fosse ao estádio no ônibus da polícia, condição rechaçada pela diretoria do clube. O Timão chegou a cogitar até mesmo não disputar o jogo, mas desistiu dessa ideia.

Do lado peruano, a mobilização para esse duelo cresceu por conta da detenção por ato racista do preparador físico Sebastián Avellino. Jogadores do Universitario entraram com faixa em apoio ao membro da comissão técnica em um jogo no fim de semana, e todos os ingressos para o confronto com o Corinthians foram vendidos antecipadamente.

Classificado, o Timão enfrentará o Newell's Old Boys nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Fonte: ge