Luxemburgo controla crise e completa três meses de Corinthians 'igual pinto no lixo'

Luxemburgo controla crise e completa três meses de Corinthians 'igual pinto no lixo'
Agência Corinthians

Entre frases de efeito e respostas atravessadas a jornalistas, Vanderlei Luxemburgo definiu seu estado de espírito em uma entrevista coletiva na semana passada, após mais uma vitória pelo Corinthians:

– Tô igual pinto no lixo, cara!

A alegria do técnico não é para menos. Nesta terça-feira, ele completa três meses no Corinthians vivendo um raro período de calmaria, após encontrar um clube envolto em protestos, derrotas e até agressões físicas e verbais.

Invicto há sete partidas, Luxa conseguiu tirar o time da "zona da confusão" do Campeonato Brasileiro e está vivo nas Copas do Brasil e Sul-Americana - às 21h30, o Timão encara o Newell's Old Boys, na Neo Química Arena, pelo duelo de ida das oitavas de final do torneio continental.

Resenha e trabalho

Ao chegar ao Corinthians, Luxemburgo identificou problemas emocionais no elenco. Faltava confiança aos jogadores, que lidavam com um cenário de enorme turbulência após as saídas de Fernando Lázaro e Cuca do comando da equipe.

Assim, o técnico tentou agir em diferentes frentes. Uma delas internamente, encorajando os atletas tanto de forma individual quanto coletiva, com discursos inflamados nos vestiários

Outra parte do trabalho era externa, fosse conversando com torcedores organizados para acalmar um protesto na porta do CT ou blindando o jogadores nas entrevistas coletivas.

– Personalidade. Ele pegou o Corinthians na situação que pegou. É um cara forte mentalmente, sempre pronto para ajudar o grupo, sabe o quanto é difícil trabalhar no Corinthians em uma fase ruim. Ele é multicampeão, tem qualidades que ajudam. É um cara que controla, entende os cenários das coisas, e até pela experiência dele no futebol. Tem várias características positivas. Com certeza, nos ajudou e tem nos ajudado a sair daquele momento – elogiou o goleiro Cássio.

Jogadores elogiam o lado "resenha" de Luxemburgo, que recentemente admitiu liberar uma cervejinha para agradar os atletas em momentos específicos.

Para além da conversa, o técnico entrega trabalho. Ele é elogiado internamente por dar chances a jogadores da base.

– Ele tem esse equilíbrio. É um cara muito inteligente, sabe a hora de brincar, sabe a hora de falar sério. É um cara muito bom, quando ele fala, a gente escuta. É um cara muito experiente e estamos absorvendo toda essa experiência que ele tem no futebol – destacou Yuri Alberto.

Luxemburgo foi vencer somente depois de sete jogos pelo Corinthians nessa passagem. Agora, porém, já ostenta aproveitamento melhor e alcançará a melhor sequência do Timão em 2023 se ganhar do Newell's.

Corinthians com Luxemburgo no ano:

24 jogos
10 vitórias
5 empates
9 derrotas
48,6% de aproveitamento
25 gols marcados
24 gols sofridos

Fonte: ge